11 November 2006

?Dúvidas? e !Certezas! sobre Informática na Educação



Considero que a informática deve ser utilizada na escola como mais uma possibilidade, uma importante ferramenta que auxila o processo de ensino-aprendizagem.
Acredito que cabe a cada professor das diferentes áreas (Matemática, Ciências, Português, Artes...) explorar os recursos disponíveis nesta ferramenta e aplicá-los de acordo com a suas necessidades.
Portanto, a aprendizagem técnica, sobre o uso do equipamento acontece naturalmente, e não deve ser a prioridade. Para isso, existem as escolas técnicas especializadas, que tem como objetivo principal o ensino da informática (hardware e diferentes softwares).

3 comments:

Luciane said...

Olá colega. Acredito que tens razão no sentido de que o aluno aprenderá a usar o computador através de uma atividade que não tenha especificamente este objetivo. Mas, será que não fica um pouco difícil se o aluno não tiver conhecimento nenhum do assunto? Por exemplo, numa sala, teremos o aluno que sabe muito de computação, inclusive para ensinar o professor e, teremos o aluno que nem sequer sabe ligar a máquina. Acredite, já tive alunos assim. Acho que nesse caso, um nivelamento seria importante. Isso ajudaria o aluno que não sabe a se sair melhor nas tarefas. O que achas?

Adriana said...

Avalio que trabalhar as diferenças também é um desafio na Educação: precisamos aprender a respeitar as individualidades, potencialidades e habilidades de alunos tão diferentes, únicos e especiais. Desta forma, podemos "encarar" esta diferença como uma vantagem, tirando proveito desta situação: a possibilidade de colaboração e interação dos alunos na construção do conhecimento. Como a colega Luciane colocou, os alunos que dominam mais o conhecimento técnico podem auxiliar seus professores e colegas que estão iniciando a descobrir as possibilidades do uso da informática. Considero neste caso, que o importante é estimular/motivar estes alunos para que explorem as possibilidades oferecidas pela informática na educação,mas não vejo a necessidade de implementar a informática na escola em etapas separadas, ou mesmo, nivelar o conhecimento dos alunos.

Anonymous said...

Olá, nesse caso estou fechando com a Adriana. Acho mais saudável colocar alunos com diferentes níveis de conhecimento de informática para trabalharem juntos, de modo que aqueles que possuem maior intimidade com a máquina possam socializar o seu conhecimento com seus colegas.
Dri, parabéns pelo espaço criado para discussões e para que as pessoas possam conhecer melhor o seu trabalho. Bjs
Pironel

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios